Oficina

Nesta seção quero dar a conhecer o método que utilizo para controlar, registar e efetuar as minhas ações de manutenção nas bikes. Desde sempre senti necessidade de criar "Check-lists"(C-l) para quase tudo o que faço e que necessariamente tenha de sair bem á primeira, de modo a evitar percas de tempo, eficiência e claro, prazer. 
  Deste modo, quando iniciei a minha carreira de mecânico de aviões e tive as primeiras noções de como é efetuado estes "C-l" no mundo da aviação, comecei logo com ideias e experiências. Só para dar uma noção geral, os aviões têm maiorotariamente manutenção preventiva, que é controlada por horas de voo. Desta forma previne-se que haja problemas onde eles não podem existir, que é no ar. Existem "C-l" e modelos de registo das ações de manutenção. Eu fiz uma coisa parecida, que passo a mostrar e explicar.

Modelo1- Registo diário, este modelo serve como "C-l" para registar e controlar cada saída, de modo a evitar esquecimentos e  efectuar as manutenções de forma eficiente e eficaz.



Modelo 2 - Inspeção Mensal, este modelo serve de apoio á manutenção programada que deve ser feita mensalmente. Esta é uma manutenção rápida e concisa, que restitui segurança e bom funcionamento à bike.



Modelo3 - Registo Histórico, este é um documento de controlo de manutenções programadas e informativo acerca de medidas, pressões, torques e outras informações da bike.




Por ultimo tenho um modelo de registo das anomalias, denominado 3M que serve para registar as anómalias encontradas nas saídas e manutenções, e que não sendo muito graves, convém estarem registadas para quando for oportuno serem reparadas.

Como suporte a todos estes modelos tenho cartas de trabalho que me permitem executar rápida e metodicamente todas as manutenções na bike. Estes documentos encontra-se todos juntos num dossier para cada bike. 
Para os interessados neste sistema de registo podem contactar-me por e-mail ou PM no facebook. 

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