quarta-feira, 5 de junho de 2013

Provas

Boas, as ultimas duas semanas foram de provas. A primeira semana foi de descanso e culminou com o troféu João Bento na Cabeça Gorda. Nesta semana apenas fiz um treino de volume na quinta-feira, com 65km e média de 32km/h, o resto da semana foi só idas para o trabalho a ritmo de passeio.
   Na prova da cabeça Gorda a minha prestação ficou a quem do desejado, pois tinha aspirações ao TOP 20 da geral e o que consegui foi apenas o 38º lugar. Esta classificação devo-a a uma má partida (talvez fora do TOP100), a um furo na roda da frente (que me obrigou a mudar de câmara de ar) e porque não à inexistência de aquecimento. A prova começou mal e terminou bem, no arranque parti muito atrás e inexistência de aquecimento muscular fez com tivesse de sofrer muito para chegar ao TOP30,uma vez chegado e instalado neste TOP, tive o furo que fez com que perdesse 10m a mudar a câmara de ar. Se antes do furo estava com companhia e podia rolar protegido e resguardo, após o furo tive andar muitos quilómetros sozinho com vento desfavorável e quando alcançava alguém, essa pessoa não aderia ao jogo de puxar á vez e eu acabava por ir embora (chateado!!). Nos ultimos 15km comecei a sentir a roda traseira a despejar, mas felizmente desta vez o liquido anti-furo ainda foi a tempo de fazer a sua função e apenas fiquei com o pneu mais vazio, valeu o susto!! Nestes quilómetros finais, apareceram uns muito desejados single-tracks, que me fizeram recupar animo e duas posições...muito bons estes singles!!
  Resta-me dizer que fiquei muito satisfeito com a minha gestão de esforço e com a alimentação, esta ultima é uma preocupação constatante para mim, pois estou em fase de testes. Tomei duas saquetas de mel, 3 cubos de marmelada e 50ml de café (2 cafés expresso) e mel (uma colher de sobremesa). Ao nivel da bebida isotónica foi 1250ml de água com uma colher de sopa de mel, uma colher de açucar, sumo de meio limão e 1/4 de colher de sobremesa de sal. Posso dizer que desta parafernália de produtos apenas reprovei a bebida e o café com mel, a primeira não me soube bem devido ao mel e o segundo provocou-me má disposição momentânea e enjous, talvez devido a ter tomado no fim da prova numa altura em que nada tinha na barriga e claro, mel e café a cair no estômago não deve ser muito soft!!


Em relação á semana passada, foi um pouco mais dura, tanto em intensidade com em volume. na quarta-feira fiz treino de ginásio, mais virado para o trem superior do corpo e com pesos leves e muitas repetições (pois o meu objetivo não é ganhar volume, mas sim resistência). Na quinta foi a vez do tradicional treino de volume com uma voltinha de 60km (trabalho-casa), a média de 31km/h e com muito vento á mistura. No Domingo fiz a resistência ARDOG de 3H, estava um pouco receoso em relação á gestão da intensidade/volume, pois sabia que a natural tendencia de apertar ao incio pode ser fatal no final e é ai que o ideal é o atleta conhecer o seu limiar anaeróbio, a minha média de pulsações na resistência de 2H de Alburitel tinha sido de 160pm e sabia que o meu L.A. deveria andar por aí, então tentei manter esta pulsação, mas sem me tornar escravo do pulsómetro apenas a controlar!
   Posso considerar que todos os meus receios se desvaneceram a partir da 2ª hora de prova, em que senti que estava quase a meio da prova e ainda me sentia com muita força para dar. Outro receio mais uma vez foi a alimentação, mas a partir de agora isto vai deixar de ser um problema porque a formula foi de sucesso e talvez por isso considero que esta prova foi um sucesso! passo a explicar:
   Bebida:
       - 3 bidons de 500ml com isotónico (500ml de água, 1 colher de sopa de açucar e outra de maizena, 1/4 de colher de sobremesa de sal e uns pingos de sumo de lima (podia ser mais!!))

       - 3 saquetas de mel, tomados á 2ª, 5ª e 8ª volta.
       - 3 quadrados de marmelada, tomados à 3ª, 6ª e 9ª volta.

Funcionou tudo na perfeição, o percurso agradou-me muito (quase todo em single), recuperei posições a cada volta (mais uma vez parti mal) e fiz 8º lugar do escalão e 16º da geral. Correu mal, um dos bidons que me caiu da bike numa descida rápida, corrente saltava para os raios quando no prato maior da cassete. De resto foi um bom empeno e para o ano vou voltar!!






1 comentário: