segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Enduro Manteigas

No passado fim de semana decorreu mais uma prova da taça de Portugal de enduro, desta vez em Manteigas.

  A ementa eram 4 PEC´s, cerca de 35km e cerca de 1200 D+...no sábado e de novo no Domingo.
A meteorologia de sábado fez com que o relaxante reconhecimento de percurso, se torna-se num (en)duro reconhecimento, muita lama e água, logo desgaste de material e muita roupa para lavar e preparar para o dia seguinte.
  No sábado fiquei um pouco assustado com as PEC, pois ao mesmo tempo que eram divertidas, também eram muito rápidas em terrenos com algum declive, logo a possibilidade de uma queda que me arredásse dos meus objetivos estavam ao virar da esquina. Fiz filmagens da PEC 1,2 e 3 e a 4 nem a reconheci porque já estava um pouco saturado, molhado e a bike dizia o mesmo. Vi e revi as filmagens, só parei quando achei que já conhecia minimamente o percurso.
  No dia seguinte, depois de uma boa noite de sono, cheguei ao local da partida ás 9:15h e soube que só partiria às 10:30h e estava um calor esquisito a cerca de 1400m de altitude. Esta dificuldade lá passou e passado pouco tempo lá estava eu a postos para a PEC 1, era o primeiro da promoção a sair para o percurso, o que me deixava bastante contente porque desta forma não tinha ninguém mais atrasado que pudesse atrapalhar a cavalgada. Resumindo um pouco o que se passou em cada PEC:

PEC 1  - deu-me uma branca e parecia que o percurso estava completamente diferente do do dia anterior, várias saidas de pista, trajectórias indesejadas e pernas emperradas...não curti nada!

PEC 2 - Bom flow, mas estava ainda com algum receio de cair e estragar tudo, logo andei a 80% do gás...desta vez curti bués!



PEC 3 - Algum cansaço e vontade de arriscar mais um pouco, fizeram com que me abraçasse a uma árvore, a consequencia foi uma corrente saída e guiador torto, apenas alguns segundos perdidos e mais uma vez senti que o que tinha visto nas filmagens do dia anterior parecia não corresponder com a realidade, durante a noite devem ali ter chovido pedras! curti médio...

PEC 4 - Não reconheci e fiz mal, parecia que tinha voltado ao primeiro dia em que apredi a andar de bike. Muitas escadas, drops e pedras, tudo isto muito técnico e regado com muita água, fez-me acabar em beleza.

No final, apesar de tudo ainda tinha uma esperança de acabar no pódio, o que veio a confirmar-se com um terceiro lugar na promoção, os objetivos eram mais ambiciosos mas acusei um pouco a pressão de fixar objetivos tão elevados. Gostei bastante da prova em si, da zona e da organização, tudo 5 estrelas. Neste tipo de percurso quem tivesse boa condução, conhecimento do percurso e trajetórias, safavasse bem, quem só tivesse pedal e pouca condução não, acho que neste momento estou no meio destes dois mundos, é continuar assim e aprender a tirar cada vez mais gozo da condução nesta bike que não me deixa ficar mal visto. Venha o enduro de Leiria!!

Sem comentários:

Enviar um comentário