terça-feira, 31 de maio de 2011

À conquista da Lousã...

Pois é, há 15 dias que não actualizava o meu cantinho. Cumprir com o planeamento dos treinos não tem sido fácil, mas por alguma coisa sou o meu próprio treinador e tento sempre ajustar o calendário de maneira a que a performance não saía prejudicada. A semana passada enfrentei um grande desafio, proposto pelo Rui Dias da Loja Palco da Aventura, esse desafio consistia em fazer com a ajuda do GPS o primeiro dia do Geo-raid da Lousã no ano de 2009. Esperavam-nos 100km com cerca de 4000m de acumulado, coisa que eu nunca tinha feito e que estava receoso, pois um fator importante nestas coisas é a logística, nada pode falhar sob pena de o empeno ser ainda maior!
Eram cerca das 9 da manhã quando começámos a pedalar, passados 90`ainda continuávamos a subir e com cerca de 10km feitos...média de velocidade brutal de cerca de 7km/h. Impressionantemente não dávamos pelo tempo passar pois a beleza das paisagens era deslumbrante...ao nível (penso eu) de certas estâncias turísticas na Europa, bem mais longínquas e caras. O Rui diz que viu um veado, sorte a dele, mas a tranquilidade e "ruralidade" da zona, fazem-me acreditar que é possível. Beleza impar foram também as piscinas e praias fluviais em que passámos, com toda uma vegetação e frescura envolvente que por momentos nos faziam esquecer o calor das duras subidas que já tinhamos passado e que ainda tinhamos de passar. Cerca de kilómetro 50 tivemos um daqueles erros que quase pagámos caro, decidimos não parar num café de uma das Aldeias de Xisto, tão caracteristicas nesta zona. Esta paragem tinha como objetivo comer qualquer coisa que não barras ou gel, pois eram cerca das 2 da tarde e deste as 6.30 da manhã que não metia ao bucho nada de substâncial. Decidimos que iamos parar num café 10km mais á frente, azar dos azares esse café estava fechado e nós não conheciamos mais nada na zona, felizmente o camarada Francisco perguntou a um nativo que parecia falar "meio" Inglês (não sei se é típico da zona?) por um café, e lá nos desenrascámos com uma sande de queijo (curado com cerca de 1cm de altura) e presunto (fatias de 0,5 cm) e ganhámos força para cerca de 40km e 2000m de acumulado. Com muito sofrimento e discos desapertados á mistura lá chegámos á ultima descida do dia, eram 12km a descer com inclinação média de cerca de 6%, sempre a uma velocidade bastante alta. Nesta descida cheguei a pensar que gostava mais de subir que descer, tal eram as dores já trazia nas mãos e pés (pontos de contato continuo com a bike), outro pensamento que me passou foi de não me apetecer acabar de subir (já me tinha acontecido em Estremoz), pois o corpo habitua-se de tal modo a ir na mesma posição e nivel de esforço que mais vale continuar a subir para depois ser só descer, tipo, deixa-me sofrer tudo agora para depois ser só curtir!!
Deu também para verificar neste passeio que a Lousã deve ser a capital do Dowmhill, tal era o numero de carrinhas carregadas de bicicletas que vimos a subir a serra, gostei! (pensava que quem reinava na Lousã eram as motos de enduro mas enganei-me)....Regresso a Leiria passadas 9 horas a pedalar e com um novo Bronze à pedreiro. Sentimento de vitória pessoal e certeza de nunca mais esquecer este dia...é por isto que gosto de pedalar!!

1 comentário: