quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Overhaul Specialized part 2

Neste post vou falar da revisão que fiz ao amortecedor e suspensão. 
O amortecedor é um humilde Fox Float RP23 prai de 2007 e a supensão uma Fox Float CTD Fit 32mm de 2014.
A primeira vitima foi o amortecedor, pois estava na duvida se pintava a suspensão ou não, mas já estava tão atarefado, que deixei-a ficar como estava. Não foi a primeira vez que fiz a manutenção ao amortecedor e a mesma é tão básica que practicamente nem tive que consultar os manuais, apenas para confirmar os torques. 
Retirei o ar da camara, e abri o amortecedor desroscando o corpo principal do mesmo. Verifiquei que o óleo estava uma lástima, vitima de uma época de provas e treinos. Estava principalmente apreensivo pois o óleo que o mesmo tinha, tinha sido substituído na ultima revisão, não pelo recomendado pelo fabricante Fox float fluid (bastante caro) por um óleo hidráulico de caixas de transmissão, 75W80. Tinha pesquisado na WEB e cheguei à conclusão que era possível fazer esta substituição. O óleo de facto estava um pouco escuro, talvez com o Fox não tivesse tanto, mas penso que mesmo assim ele fez bem a sua função lubrificante, refrigerante e retentora. Nunca em nenhum enduro, no final de uma descida, notei o amortecedor muito quente. 


Os o-rings e  retentores estavam em boas condições, logo poupei também aqui uns trocos. No final foi só meter óleo 75W80 no corpo do amortecedor, penso que 3cc/ml, roscar uma parte na outra e meter ar.
  
A suspa, teve de levar um tunning`zinho. É problema recorrente deste modelo a perda de curso e eu como inginheiro que sou, tive por todos os meus conhecimentos em práctica para poder resolver esta bosta. Ela supostamente deveria ter 150mm de curso, os quais só tinha se eu agarrasse a roda e puxásse o guiador para cima, apenas com a força do ar não era suficiente para a fazer ter os 150mm (se metesse mais pressão que o recomendado para o meu peso ficava muito dura). Então na pesquisa que fiz reparei que que para tirar curso á suspensão teria de aumentar a altura do espaçador (figura abaixo)

Espaçador com contorno vermelho

Logo, para reduzir curso, teria de diminuir o tamanho do espaçador e foi o que fiz. Elaborei em aluminio um espaçador com cerca de 10mm menos que o anterior, verifiquei que com mais curso, as bainhas da suspensão continuavam a tocar nos dois casquilhos e siga a marinha de testá-la. Montei tudo com óleo Fox 10WT green, meti a pressão recomendada e voilá, agora tenho uma suspa de 160mm, muito progressiva devido ao tunning de reduzir o espaço da camara de ar com um espaçador (técinca recorrente dos prós) e mais altura na frente que eu tanto queria.

Facto engraçado, foi que a suspensão trazia um autocolante de ter feito a ultima revisão na DPX em Janeiro de 2015 e trazia este brinde lá dentro:

Brinde DPX
Erros todos cometem, mas fico com o pé atrás quando certas pessoas defendem cegamente certas oficinas e me chamam nomes por fazer eu toda a manutenção na bike.

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